QUEM SOMOS

Alícia Santana Salvador Morais

Pescadora, marisqueira e Catadora de Mangaba.  Atualmente é presidente da Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (Ascamai) e vice-presidente do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe."Nossa luta é para que haja a queda das cercas das mangabeiras, pois nós, Catadoras de Mangaba, somos as verdadeiras donas delas".

Povoado Pontal – Indiaroba/SE

Dona Ceminha

Ceminha atua no projeto como auxiliar de Práticas Culinárias. Ela percorre as comunidades trocando experiências com outras Catadoras de Mangaba na produção dos alimentos derivados da fruta. Articuladora e mobilizadora social, ela é membro da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) e atua no Movimento das Catadoras de Mangaba.

Pontal, Indiaroba/SE

Ana Maria de Jesus, Dona Branca

Líder comunitária e Catadora de Mangaba há trinta anos. Há gerações, vem repassando sua experiência na preservação e na cata do fruto. Dona Branca é uma referência social na luta pela preservação das árvores de mangabeiras em Sergipe.

Povoado Capoã - Barra dos Coqueiros/SE.

Jaqueline Moura

Presidente da Associação das Catadoras de Mangaba de Porteiras, Jaqueline é mobilizadora social. Trabalha na Casa da Mangaba, ponto de comercialização da região. Contribui para o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe atuando na articulação das extrativistas do litoral norte.

Povoado Porteiras - Japaratuba/SE

Josefa dos Passos Santos

Pescadora e Catadora de Mangaba. Josefa é presidente da Associação das Catadoras de Mangaba de Ribuleirinhas. Articuladora social e mobilizadora comunitária, ela trabalha na consolidação e organização do grupo de Catadoras de Mangaba da região sul. 

Povoado Ribuleirinhas - Estância/SE

Silvana Correa

Membro do Movimento das Catadoras de Mangaba e presidente da Associação de Catadoras de Mangaba de Capoã. Silvana atua no projeto como oficineira de beneficiamento de frutos. Além disso, tem sido responsável por capacitar outras extrativistas para atuarem como auxiliares de práticas culinárias.

Povoado Capoã, Barra dos Coqueiros/SE

Dona Maria Evangelista da Cruz

Agricultora, Catadora de Mangaba e assentada do Movimento Sem Terra (MST). Dona Evangelista é a representante do Movimento das Catadoras de Mangaba no assentamento onde vive. Espera que, com o reconhecimento da importância das mangabeiras, a situação social das Catadoras de Mangaba possa melhorar. 

Assentamento Dorcelina Folador 
Itaporanga d'Ajuda/SE

Maria Pureza Correia

Dona Pureza integra o Movimento das Catadoras de Mangaba e atua na região sul de Sergipe. Sua luta é para poder reflorestar as áreas de mangabeira que tem sofrido com a derrubada das árvores.

Assentamento Darcy Ribeiro, Itaporanga D'Ajuda

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores: